Legacy Makers
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioPortalProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 [Roteiro] Criando uma História e um grupo de Heróis

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
»QeJiNhO
Moderador Global
Moderador Global
»QeJiNhO


Número de Mensagens : 74
Idade : 32
Localização : Perdido
Data de inscrição : 16/02/2008

[Roteiro] Criando uma História e um grupo de Heróis Empty
MensagemAssunto: [Roteiro] Criando uma História e um grupo de Heróis   [Roteiro] Criando uma História e um grupo de Heróis 89-1Seg Fev 25, 2008 6:01 pm

Tutorial - Como Fazer uma História e um Grupo de Heróis Decente
Por: Priscy Lockheart
Postado com Permissão
Nível Iniciante




Pois é, em um RPG, gráficos, história e personagens devem “viver harmoniosamente”, tal como a música e as cidades. A jogabilidade também não deve ser esquecida.
Neste tutorial, vamos aprender que não é preciso fazer faculdade de letras para conseguir criar histórias envolventes. Somente precisamos de base. Para facilitar, são três bases que colocarei para vocês aqui: A Época em que se passará o jogo; O Gênero da história; E os Heróis do RPG. O tutorial é ENORME, mas eu tentei colocar alguma coisa interessante para você continuar lendo ;D

A Época
A época que se passa o jogo até poderá limitar um pouco a sua imaginação, mas não muito. Por exemplo, você pode muito bem ‘meter’ um robô de bambu em 1500 com a história do seu jogo se passando em nosso planeta. Acha isto um absurdo? Então me diga por que, com toda esta tecnologia presente hoje em dia, não conseguiram fazer um ‘simples’ e ‘obsoleto’ BARCO A VELA há alguns anos? Voltando ao assunto principal, vamos ver quais são os estilos:

Medieval – Ahh, o RPG medieval... Cheio de magia e seres fantásticos. Príncipes e princesas... Porém, apesar de ser o estilo que mais amo, este está à beira de virar um chiclé. Bem, aqui vão as dicas:

» Pode dar Certo:
- Histórias de guerras por terras;
- Uma viagem extraordinária pelos mares;
- Príncipe que tem de sair viajando pelo mundo a procura de conhecimento para se tornar rei [juro que NUNCA vi esta aqui o.o ];
- Camponês que sai a procura de um artefato bom o bastante para conquistar a princesinha; =P [Vi em um RPG – tutorial de RM2K]
- Princesinha que sai pelo mundo a procura de ser conhecida como mais do que “A Princesa bobona que só serve para se meter em encrencas”;
- A profecia que dá errado [também nunca vi]
- Um mago hiper-poderoso, mas que não tem controle sobre os seus poderes resolve procurar um lugar para se desenvolver;
- Pessoinha que sai a procura de um cavaleiro ou príncipe/princesa que viu nos sonhos, enfeitiçado por ele/ela [esta idéia tive a partir de um livro =D];
- Um robô feito de madeira que se torna amigo de uma pessoinha lá e que deseja virar humano [Pinóquio 8D];

» Pode dar Errado:
- Príncipe que sai a procura de sua bela princesa em perigo, seqüestrada pelo cara que o odeia;
- A “velha busca ao cristal tonto que tem poder de destruir o vilão, mas não faz nada fora da porcaria da aldeia no meio do nada”;
- O herói pobre [até hoje não entendo porque o herói TEM que ser pobre];
- Grupo de oito personagens que só entraram no grupinho para “salvar o mundo do mal” ou que no mínimo são “os escolhidos”;
- A “vila em chamas”;
- Os “pais nojentos que só servem para atrapalhar” [Por que não fazer de o herói e seus pais controláveis?];
- O herói bobão que cai em TODAS as artimanhas do vilão [Por que não cair apenas em algumas?];
- A princesa chorona que só serve para curar os feridos na luta [clássica, enjoativa e COMPLETAMENTE tosca ¬¬];
- A TELEVISÃO na casa do herói.

E tantas mais que vou ficar uns três anos dizendo se não parar agora...

Dias Atuais – Sabem que nunca vi destas? O que há de mal em fazer a história de um aluno do exército que não dava duro nenhum e agora terá de usar suas habilidades para escapar de uma floresta que só Deus sabe quem enfiou ele lá?

» Pode dar Certo:
- O exemplo do carinha do exército;
- Um policial que recebe uma grande missão;
- A filha do presidente dos Estados Unidos que tem de se safar das mãos dos seus seqüestradores [XD];
- Televisão na casa do herói agora pode 8D;
- Garoto/Garota que recebe um convite para se tornar parte de um clã mágico e então descobre que se meteu uma aventura e vida ou morte;

» Pode dar Errado:
- Ortografia toda errada só porque é “Dias Atuais”;
- História muito puxada para medieval;
- Esqueci o resto.

Futurísticas [Também conhecida como ‘Futurama’ ou Ficção Científica] – Os ‘futuramas’, geralmente marcados por robôs, experiências doidas entre outros são geralmente pouco explorados. Talvez por serem conhecidos como “cinza-preto e cinza-branco + verde” e não serem explorados como fora de uma empresa/base científica.

» Pode dar Certo:
- Histórias de Drama [já explico o que quero dizer com drama];
- Cientistas, armas diferentes, robôs, veículos modernos entre outros.
- TV na casa de quase todo mundo;
- Gráficos “cinza+preto+branco+ verde” somente em poucos pontos do game, como no trabalho do personagem principal.

» Pode dar Errado:
- Gráficos completamente “cinza+preto+branco+verde” em TODOS ou em grande parte dos mapas;
- Histórias sem sentido [eu acho mais interessante tempos futurísticos para histórias mais dramáticas e realistas ou, como se diz, “adultas”].

O Gênero
O gênero existe em qualquer história/filme/RPG que você vá ler/ver/jogar, por mais que não fique explícito. Por exemplo, “Final Fantasy VII” E “Em Busca da Terra o Nunca” são do gênero drama [provavelmente]. Sabe aqueles filmes de “a filinha do presidente seqüestrada”? Aventura! Vamos ver aqui o que cada gênero significa:

Aventura – é caracterizado como ‘aventura’ histórias não somente de cenas de luta ou etc. Bons exemplos são filmes de sobrevivência e histórias de busca. Exemplos: Série Literária Deltora Quest; Série Harry Potter.

Terror – Por incrível que pareça, os RPGs de Terror estão chegando. Na verdade, os jogos de terror estão virando RPG. Existem dois tipos de terror o Americano e o Japonês:
- Americano: Sangue exagerado e muitas outras coisas impróprias para “menores de 18” são as características mais conhecidas desta subdivisão. Mesmo contando uma história, este tipo de terror certas vezes torna-se um pouco idiota, uma vez que quase todo o “terror” existente está nos “chafarizes vermelhos” que saem de um dedo cortado [Isso dá enjôo x_x];
Exemplos: “O Brinquedo assassino” [Chuck Norris], “Jason”, “Jogos Mortais”, etc.
- Japonês: Também conhecido como “Terror Psicológico”, esta subdivisão é mais elaborada e, em minha opinião, assusta muito mais. É comum que este tipo de terror deixe marcas para o resto da vida.
Exemplos: Série Fatal Frame; Forbidden Siren [por mais que a jogabilidade seja uma porcaria, a história é muito boa].

Drama – Não se engane! Estou falando de drama, não de novela das oito. Drama é um gênero que parte de uma grande tragédia. Em FF7, parte de o mundo estar sendo destruído pela Shin-ra e no filme “Em Busca da Terra do Nunca” parte de quando um escritor acaba fazendo uma peça que não impressiona [não é BEEEMMM uma tragédia, mas...].

Comédia - Em minha opinião, o mais difícil para um iniciante. Um jogo/filme/livro só estará caracterizado como “comédia” se fizer o jogador “rachar o bico” demasiadas vezes durante o jogo – não estou dizendo que no seu jogo não possam ocorrer tragédias. Ótimos exemplos deste gênero é o anime ‘Chobits’ e o RPG 'A Odisséia de Lirus'.

Então, qual a sua escolha?

Os Heróis
O grupo de heróis deve sempre ser mais do que ‘um grupo de heróis’. Eles não estão no mundo simplesmente para salva-lo, assim como o mundo não está ali simplesmente para ser salvo. Toda pessoa tem ambições. E aquela besteira de “o herói virtuoso sem defeito nenhum salva o mundo as garras do vilão descarado sem virtude alguma” já cansou, está manjada, chega! Não vai ter jeito x_x vou ter que falar dos vilões também.

O Herói Principal: Sempre como um líder nato, o ‘principal’ geralmente tem a história em volta dele. Vamos dar um exemplo de como criar um herói.

Nome: O nome do personagem não é simplesmente “jogar” qualquer droga que aparecer na cabeça. Existe um programa [em inglês] chamado “Hippo Name” que tem todos os nomes em todas as línguas e seu significado. É bom fazer download dele Aqui:
http://baixaki.ig.com.br/download/HippoName.htm

Você jamais chamaria um pequeno, inocente e kawaii coelho branco de DEMULIDOR, chamaria?
Idade: A idade deve ser escolhida com cuidado também. Você deve lembrar que um rapaz de 16 e um homem de 32 não tem nada haver um com o outro. Um homem de 36 sabe de muito mais coisa do que um rapaz de 16. Viveu muito mais.
Virtudes: zzzzZZZZZZZZzzzZ...
Defeitos: Nem precisa dizer, “né”? XD
História: A história do personagem. Quanto mais trágica, mais fechado ele provavelmente será. Não se esqueça. Sabendo disto, vamos aos exemplos:

Nome: Lief, que significa ‘amado’ [Você não precisa deixar o significado explícito. Dê pistas e só. =P Ah, mais uma coisa! Vou usar parte do perfil do personagem de Deltora Quest, mas o verdadeiro quem criou foi a Emily Rodda, ok?]
Idade: 16 [Ele não conhece muito da vida, por isso irá ‘dar de cara no poste’ mais vezes do que se tivesse 29, por exemplo.]
Virtudes: Corajoso [somente fugiria de uma situação – perigosa ou não – se não tivesse outra saída]; Amável [nem um pouco grosseiro =P] Inteligente [Sempre acha a saída de uma situação complicada]
Defeitos: Irritante às vezes; Não é muito de seguir regras.
História [Essa aqui não tem nada haver com o personagem verdadeiro, hehehe]: Depois de comer uma maçã enfeitiçada ele virou um gnomo e agora quer encontrar um modo de voltar ao normal.

Nome: Adina, significa delicada [Essa eu criei agora XD]
Idade: 25 [Ela já conhece mais da vida do que Lief.]
Virtudes: Delicada [Nada de grosserias também], calma [não se irrita com facilidade]
Defeitos: Boba às vezes [cai em artimanhas facilmente], medrosa [se assusta com qualquer coisa]
História: Apaixonada por fadas ela resolve ajudar Lief, já que a frutinha que ele quer pode realizar o desejo dela de se tornar uma.

Nome: Bard, o frio
Idade: 18 “Tá” bom XD
Virtudes: Não fala demais [Nem um pouco irritante =P]
Defeitos: Frio, fechado e ‘duro’ [fala o que a pessoa tem que ouvir sem se importar se vai magoá-la ou não]
História: Ele se culpa pela morte dos pais, uma vez que quem iniciou o fogo foi ele. Agora ele está atrás da frutinha para ver se consegue os pais de volta. [Quem copiar essa história vai se ver comigo =P *Usou uma quase igual em uma personagem*]

O vilão:
Nome: Malvado pra Chuchu [Ô nome, viu? \o/]
Idade: 12 [novinhuuu \o.]
Virtudes: Esperançoso [O quê? Vilões também tem virtudes!!!]
Defeitos: Um pouco ‘tontinho’ e ama criar rivalidades.
História: Depois de ouvir falar de uma frutinha que realiza desejos, ele resolve procurá-la para tornar-se um grande Samurai e honrar sua família.

Simples, né? Tenha como base pessoas reais. Até seus colegas de escola servem! Viu como não estão tentando ‘salvar o mundo’ no jogo? A frutinha só realiza desejos bons mesmo =P A história de ‘procura-se a frutinha para realizar o desejo’ não será mais interessante do que ‘procura-se o cristal para salvar o mundo’? O vilão não pode simplesmente estar querendo comer a frutinha por um motivo nobre também? Então, vamos fazer o perfil do jogo!

Nome: A Frutinha de Akanksh [Só para vocês saberem, Akanksh vem do Hindu e significa ‘desejo’]
Gênero: Aventura
Musica Tema*: The Edge of Soul – A Força da Alma [Da série de jogos Soul Blade – atualmente Soul Calibur. A letra dela fala em ‘não desistir’]
História: Uma frutinha especial capaz de realizar desejos bons [nada de ‘quero conquistar o mundo’ =P] é criada por um mago muito poderoso e bondoso. Lief, querendo voltar ao normal e seus amigos Adina – que deseja virar uma fada – e Bard – que quer os pais de volta – saem à procura dela. Porém para isto terão de enfrentar o pequeno Malvado pra Chuchu, que quer a frutinha para tornar-se um grande Samurai.
*Opcional

Viram como é simples criar uma história sem chiclés? [Criei essa besteira da frutinha em dez minutos, só o tempo que levei pra escrever XD] O resto depende de você! Lembre-se de escrever todos os fatos importantes de seu RPG em um documento do Word, assim é difícil se perder. Eu, por exemplo, divido cada evento em quatro partes. Veja:
Início – Onde começa a parte.
Complicação – O início do problema.
Clímax – A parte de maior tensão.
Desfecho – Como os problemas se resolvem.

EX: Início – Lief, Adina e Bard procuram pela frutinha em uma floresta obscura. [Estou começando a gostar dessa besteira de frutinha que criei \o/]
Complicação – Malvado pra Chuchu aparece pela primeira vez e diz que a frutinha não está ali e que eles tem que desistir, se não usará a força.
Clímax – Um monstro ataca os quatro. Hora a batalha =D
Desfecho – Malvado pra Chuchu foge e os heróis encontram mais uma pista para achar a frutinha.
Fácil, não?

Aí vai uma listinha de chiclés que não agüentamos mais ver em um RPG:
- O herói ‘perfeitinho – lindinho – do – meu – coração’;
- O vilão que odeia o herói do nada;
- O herói boboca que nem lembra de seu passado [isso dá uma raiva =)];
- A princesa em perigo;
- O herói chamado Alex/Alexei ou um nome mitológico e sem sentido algum;
- O personagem hiper-caprichado e o grupo tosco que só serve para acompanhar o herói;
- O mundo que só serve para ser salvo;
-A ‘busca dos cristais’;
-Herói que é um LADRÃO e COMPRA itens nas lojas;
Entre outros que esqueci quando comecei a escrever x_x

Adicional: Usando o Hippo Name
É só uma dica para o progama não travar. Deixe sempre em "Manual" e depois que terminar de escrever sua procura aperte em "Refresh" [algo do tipo]. O resto é tão fácil que não acho necessário dizer. Só mais uma coisa! Tenha um dicionário de inglês por perto!

Para FINALMENTE finalizar esse ENORME de tutorial [seis páginas no Word x_x], um agradecimento a minha professora de português – Ângela – por ter ensinado essa história de Clímax e companhia, pois salvou a minha vida =P
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pudim.com.br
tortao
Aventureiro
Aventureiro
tortao


Número de Mensagens : 55
Idade : 28
Localização : Soh deus sabe
Data de inscrição : 17/02/2008

[Roteiro] Criando uma História e um grupo de Heróis Empty
MensagemAssunto: Re: [Roteiro] Criando uma História e um grupo de Heróis   [Roteiro] Criando uma História e um grupo de Heróis 89-1Qui Jun 12, 2008 9:39 pm

Citação :
por ter ensinado essa história de Clímax e companhia, pois salvou a minha vida =P

hehehe...minha prof tbm me ensinou isso mais pra fazer uma redação ou uma história,NÃO UM JOGO =p
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.rafaelsaopaulo.webs.com
 
[Roteiro] Criando uma História e um grupo de Heróis
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» KGC Party (Sistema de Mecher no Grupo)
» [Evento] Criando NPCs Interessantes
» [Ajuda]Criando um Jogo Online

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Legacy Makers :: Tutoriais :: Geral :: Mural-
Ir para: