Tutorial: Airship Instantâneo ("Fly")
Para Rm2k (RPG Maker 2000) e Rm2k3 (RPG Maker 2003), provávelmente compatível com RMVX.
dúvidas: eksburguer@hotmail.com
Nível: Iniciante
Escrito por: ->mArCeLo»QeJiNhO
Esse tutorial irá te ensinar a fazer um Skill especial; com ele, você chama o seu Airship para onde exatamente você está. Gosto de chamar de técnica de Vôo (Fly).
Se utilizar o sistema, por favor, coloque-me nos créditos. É meu sistema favorito, pois foi o primeiro que desenvolvi, e o fiz completamente sozinho. Bom, vamos começar?
01: Antes de tudo, você deve definir a imagem e a música do seu Airship no Database System. É muito importante, pois será o seu Fly.
02: Você deverá criar 2 Switches (um chamado Fly e o outro Chamado Fly02) e 3 Variables (Chame a primeira de Mapa, a segunda de HeroiX e a terceira de HeroiY) *Se você não sabe criar Switches e Variables, desça para o final do tutorial*
03: Crie um Skill de nome Fly, Vôo ou Voar (como preferir) e faça-o ser do tipo Switch, defina sua descrição e os MP gastos. Coloque Sound Effect Wind01 (é bom, mas você pode usar outro) e no Turn On Switch, coloque Fly. Marque as ativações em Batalha e Campo. Você também pode criar um Item Switch, por exemplo, "Cristal de Vôo", ou algo assim.
04: Crie um mapa chamado "Mapa Vazio" (onde o jogador NUNCA irá entrar) e preêncha o chão com grama. Coloque seu Airship em qualquer lugar desse mapa. (Botão direito, Start Event Position ou Location, Airship)
05: Crie um Common Event, nomeie-o Fly, faça-o Auto Start e o Trigger Switch será Fly (o mesmo que o Skill ou Item ativa, lógico).
Agora, é hora de editá-lo:
>Memorize Location: Map ID: Selecione a variável "Mapa", criada anteriormente.
Hero X: Selecione a variável "HeroiX".
Hero Y: Selecione a variável "HeroiY".
>Set Vehicle Location (ou Origin): Map ID: Mapa
X Coordinate: HeroiX
Y Coordinate: HeroiY
>Enter Vehicle
>Switch Operation: Fly02 turn ON
>Switch Operation: Fly turn Off
06: Crie OUTRO Common Event. Esse será ativado quando já se está voando. Nomeie-o "Fly02", faça-o Parallel Process e o Trigger Switch é Fly02, que é ativado no evento anterior. Agora, um pouco de programação:
>Fork Options (ou Conditional Branch): Party is Riding Airship
(Deixe a linha afirmativa vazia e pule para o "Else Handler")
Else Handler: Set Vehicle Origin: Airship, "Mapa Vazio", qualquer lugar.
>Switch Operation: Fly02 turn Off
End
07: E está pronto o seu Fly!!! Funciona assim: Quando o Skill ou Item é acionado no Campo de Jogo, a posição do Herói é memorizada e, o Arship é teleportado para o mesmo local em que o Herói está, e o "Enter Vehicle" força sua entrada, fazendo isso não acontece de o Airship ficar parado no lugar, tendo que ser ativado manualmente. Quando se pousa, o Airship volta para o lugar de onde veio (ou seja, lugar nenhum ^^), dando a impressão de que nunca esteve lá.
A única desvantagem é que para você usar um Airship normal você terá que programar um monte de Conditional Branchs.
08: Agora, você deve estar querendo saber como você irá utilizar o Fly numa batalha: e é agora que vem o saco. Para você utilizar o Fly numa batalha, você terá que programar um Event Command em cada uma das Monster Party (ou Monster Group). Na página de evento do monster party (group), faça assim:
Trigger: Switch Fly is ON
>Show Battle Animation: Crie uma animação para Fly ou simplesmente coloque alguma de Vento.
>Change Monster HP: Decrease: Coloque um valor qualquer, a sua escolha.
>Switch Operation: Fly, turn OFF
Copie e cole em todas Monster Party (Group). Você pode mudar o valor do Change HP para mais ou menos, caso o adversário seja do tipo Terra, por exemplo. É aconselhável que você use esse ataque do tipo Geral, que afeta todos inimigos.
E mais: Se a pessoa tentar usar o Fly enquanto ainda estiver usando (no Mapa), ela simplesmente irá pousar, mas atenção: os MP são gastos do mesmo jeito.
*Se você não sabe usar Switches e Variables, faça assim:
01. Acesse qualquer mapa;
02. Pressione F7;
03. Crie um Evento;
04. Nesse Evento, marque os espaços antes de "Switch" (um deles) e "Variable".
05. Clique nas reticências, escolha um espaço vazio, depois na caixa de diálogo em baixo e digite o nome do switch. Saia pelo Ok.
06. Faça a mesma coisa com Variable.
07. Dê "OK" no evento, para fechar a caixa.
08. Delete esse evento.
09. Salve o Mapa.
Está aí!!! It's Yours to abuse.